As otites externas são infecções muito prevalentes tanto em crianças como em idosos, podendo ter como fatores de risco uso de cotonetes, bem como banho de praia e de piscina. Em relação a essas infecções, assinale a alternativa correta:
Questão
Estratégia MED
2021
Residência (Acesso Direto)
otites-externas-sa39454d6d32
A
O quadro clínico padrão cursa com edema e hiperemia do conduto auditivo externo, podendo cursar com secreção amarelo-esverdeada e vesículas ou bolhas na membrana timpânica.
B
É causada principalmente pela Pseudomonas aeruginosa, sendo também frequentemente causada pelo S. epidermidis e S. aureus. Quinolonas e aminoglicosídeos são antibióticos frequentemente indicados para esse tratamento.
C
A otite externa, quando cursa com febre alta associada à otalgia, indica associação de tratamento com antibiótico tópico e oral.
D
A otite externa maligna ocorre mais frequentemente em pacientes diabéticos, podendo evoluir com acometimento na base do crânio, caracterizando-se por hiperemia, dor e abaulamento retroauriculares, podendo também apresentar protrusão anterior do pavilhão auricular.
E
Diferente da otite externa comum, a otite externa maligna apresenta o risco de acometimento da base do crânio e desenvolvimento de carcinomas do conduto.