Questão
DF - Hospital Santa Marta - HSM
2021
Residência (Acesso Direto)
paciente-16-anos-idade137ebabade0
Uma paciente de 16 anos de idade, com sangramento de início há três horas após relação sexual, foi encaminhada ao pronto-socorro, com data de última menstruação há 56 dias, referindo cólica e sangramento vermelho vivo. Ao exame físico, encontra-se em BEG, descorada +/4+, hidratada, acianótica, afebril, anictérica, com TAX = 36 °C, RCR a 2T, SSFM 2+/6+, BNF, PA = 80 mmHg x 60 mmHg, FC = 110 bpm, murmúrios vesiculares presentes bilateralmente, sem ruídos adventícios e abdome doloroso à palpação em baixo ventre, defesa presente e descompressão brusca presente à direita. Ao exame especular, verificam-se colo com volume normal, superfície regular, sangramento escurecido em fundo de saco posterior, toque de colo doloroso à mobilização, útero de tamanho habitual e massa palpável em topografia anexial direita.

No que se refere ao caso clínico descrito, assinale a alternativa correta.
A
Trata-se de um caso de sangramento de primeira metade de gravidez, com diagnóstico mais provável de abortamento infectado.
B
Os diagnósticos diferenciais de sangramento de primeira metade de gravidez incluem tumor ovariano, gravidez ectópica e abortamento.
C
O sangramento vaginal observado nos casos de gravidez ectópica só ocorrem em razão de rotura do saco gestacional e exteriorização pelo colo uterino.
D
O tratamento clínico da gravidez ectópica inclui o uso de methergin, quimioterápico que impede a replicação celular do saco gestacional com posterior reabsorção dele.
E
O sangramento pós-coito durante a primeira metade da gestação não aumenta o risco de abortamento, mas é considerado um sinal de ameaça de abortamento.