Um paciente de 17 anos é trazido pela equipe do SAMU para uma Unidade de Urgência devido ter evoluído no domicílio com crise convulsiva, que segundo o quadro descrito pela mãe do paciente pode-se caracterizar como um episódio tônico-clônico tipo grande mal. O paciente chegou no hospital em estágio pós-ictal, tendo recebido 5 mg de diazepam ainda no domicílio. Subitamente o paciente reiniciou crise convulsiva, com características conforme as características descritas pela mãe. Não há histórico pessoal ou familiar de crises anteriores, tampouco de traumas em seguimento cefálico recentes ou anteriores. Não há histórico de tabagismo, etilismo ou uso de drogas ilícitas. De acordo com o quadro acima, marque a alternativa correta.
Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-17-anos-e1134cdad1d8
ANULADA
A
A conduta inicial é realizar nova aplicação de Diazepam ou midazolam, associando fenitoína caso não ocorra remissão do quadro após 10 minutos.
B
As causas mais comuns a considerar são os sangramentos do sistema nervoso central, traumatismo cranioencefálico, abcesso cerebral, hiponatremia e meningite.
C
Diagnósticos diferenciais incluem migrânea, ataques e ansiedade/pânico, convulsão psicogênica não epilética, intoxicação por salicilatos e discinesia paroxística.
D
Está indicada a internação hospitalar em caso de diagnósticos graves como tumores do sistema nervoso ou AVC; na ausência de diagnóstico a conduta é de investigação ambulatorial após remissão da crise.
E
Deve-se internar o paciente para vigilância e investigação; caso ele evolua com mais de quatro episódios convulsivos dentro de 24 horas pode-se confirmar o diagnóstico de epilepsia.