Um paciente de 20 anos, envolvido em acidente de trânsito, é encaminhado a uma unidade hospitalar de pequeno porte, em prancha rígida, coberto com manta térmica e utilizando colar cervical. Ele foi vítima de colisão lateral esquerda do seu automóvel contra a lateral direita de outro veículo, não usava cinto de segurança. Ao exame físico, são observadas escoriações superficiais na região tóraco-abdominal anterior esquerda. O paciente apresenta-se consciente, Glasgow 13, consegue verbalizar o próprio nome e nega sentir dores na região cervical, suas pupilas estão isocóricas e fotorreagentes. Apresenta os seguintes sinais vitais:


No aparelho respiratório, percebe-se murmúrio vesicular fisiológico, sem ruídos adventícios. No aparelho cardiovascular, nota-se turgência jugular, bulhas cardíacas hipofonéticas em todos os focos.
Com relação ao caso clínico apresentado, faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Correlacione os achados da anamnese e do exame físico desse paciente com cada um dos elementos que constituem a avaliação primária (ABCDE) segundo o ATLS (Advanced Trauma Life Support). (valor: 4,0 pontos)
b) Cite as condutas a serem tomadas em cada item da avaliação primária (ABCDE) desse paciente, segundo o ATLS. (valor: 4,0 pontos)
c) Cite o diagnóstico principal desse paciente e dois diagnósticos diferenciais. (valor: 2,0 pontos)