Questão
PB - Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa - SMS
2020
Residência (Acesso Direto)
paciente-22-anos85982c2e6e
Uma paciente de 22 anos, procurou atendimento médico, relatando olhos amarelos há uma semana. Notou ainda urina de coloração escura, além de desânimo e falta de apetite. Ao exame físico, encontrava-se em regular estado geral, lúcida e orientada no tempo e espaço, hipocorada (+++/4+) e ictérica (++/4+). Relatava fluxo menstrual aumentado, e uso frequente de AINEs devido a quadros frequentes de enxaqueca. Exames laboratoriais revelaram: Hb: 5,2g/dL, VCM: 87ftL, ureia: 47mg/dL, creatinina: 0,9mg/dL, BT: 8,8mg/dL, BD: 2,2mg/dL. Diante do quadro acima, assinale a alternativa correta:
A
A paciente apresenta anemia crônica ferropriva, associada a hepatite medicamentosa aguda, secundária ao uso frequente de AINEs. Após suspensão da medicação, deve-se encaminhar a paciente para tratamento ginecológico da hipermenorreia.
B
A história clínica e os exames laboratoriais sugerem tratar-se de anemia hemolítica aguda. Níveis séricos elevados de reticulócitos e DHL reforçam esta suspeita. Se Coombs direto positivo, confirma-se o diagnóstico de hemólise induzida pelo uso de fármacos.
C
Devido à anemia sintomática, a medida terapêutica inicial deve ser a transfusão de concentrado de hemácias e prednisona 1mg/kg, com boa resposta em 50% dos casos, porém com chances de recidiva.
D
Caso seja confirmada anemia hemolítica autoimune, a esplenectomia, apesar de não curar a doença, pode proporcionar um benefício significativo ao remover um importante local de hemólise, sendo considerado o tratamento de primeira linha.