Uma paciente, de 23 anos, nuligesta, procura atendimento ginecológico para discutir métodos contraceptivos. Tem vida sexual ativa há 2 anos e está em uso de pílula de estrogênio e progesterona, mas relata preocupação, pois sua mãe foi recentemente diagnosticada com câncer de mama. No exame físico, o útero está em posição antevertida, com tamanho normal, móvel e indolor, os anexos são impalpáveis e o colo apresenta leve ectopia. A paciente está menstruada no momento e deseja iniciar o uso de dispositivo intrauterino (DIU) de cobre. Considerando o caso acima, é correto afirmar que:
Questão
ES - Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-23-anos93692003e8
A
a paciente deve ser orientada a realizar exame colpocitológico do colo uterino e iniciar antibioticoprofilaxia antes da inserção do DIU de cobre para reduzir o risco de infecções pélvicas.
B
o DIU de cobre é contraindicado em pacientes nuligestas devido ao risco aumentado de infecções e infertilidade secundária a gestação ectópica.
C
o DIU de cobre é eficaz principalmente por causar atrofia endometrial, dificultando a implantação do óvulo.
D
o DIU de cobre é uma boa escolha para esta paciente, não tem contraindicação em casos de câncer de mama na família e pode ser inserido nesta consulta.
E
o histórico familiar de câncer de mama contraindica o uso do DIU de cobre, sendo indicado um método de barreira para esta paciente.