Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2025
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-29-anos-foi146991f146d
Um paciente de 29 anos foi levado para o pronto-socorro por seus familiares por apresentar dificuldade em movimentar os membros inferiores ao acordar e impossibilidade de deambulação. Relatou ser previamente hígido. No dia anterior, realizou exercício físico intenso e extenuante. Disse ter se hidratado adequadamente e à noite, antes de se deitar, comeu grande quantidade de uma refeição rica em carboidrato. Ao exame físico, foi observada uma redução da força proximal em membros inferiores, mas sem outras alterações ao exame. Sinais vitais estavam normais. Nos exames laboratoriais coletados no pronto-socorro foram obtidos os seguintes resultados: sódio: 138 mEq/L, cálcio: 8,9 mEq/L, potássio: 2,2 mEq/L, magnésio: 1,9 mEq/L e glicemia: 86 mEq/L. Foi realizada reposição de potássio no pronto-socorro, e o paciente encaminhado para avaliação ambulatorial. 

Se for confirmada a hipótese de paralisia periódica hipocalêmica, a orientação para prevenção de novos episódios de fraqueza em membros inferiores é:

A
evitar alimentos ricos em carboidratos e reduzir o sal na dieta. Evitar exercícios físicos extenuantes;
B
aumentar a hidratação após exercício aeróbico. Consumir mais carboidrato após exercício muscular;
C
aumentar o consumo de fibras solúveis e alimentos ricos em potássio. Evitar atividade aeróbica prolongada;
D
reduzir o consumo da proteína da dieta. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas nos dias de exercícios intensos;
E
adotar uma alimentação rica em potássio, magnésio, sal e proteína de alto valor biológico. Evitar exercícios musculares intensos.