Um paciente de 30 anos de idade foi admitido na sala de emergência após um acidente de trânsito grave apresentando sinais de choque hipovolêmico. A avaliação inicial revelou PA sistólica = 80 mmHg, FC = 130 bpm e FAST positivo. De acordo com as diretrizes do ATLS, assinale a alternativa que apresenta a conduta recomendada para a administração de transfusões nesse paciente e a classe de choque hemorrágico na qual o paciente se encontra.
Questão
SP - Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - SMS
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-30-anos-idade742dd7877b
A
Realizar transfusão maciça imediata com concentrado de hemácias, plasma fresco congelado e plaquetas em uma proporção de 1:1:1, em razão de choque hemorrágico classe III.
B
Administrar apenas concentrado de hemácias para restabelecer a pressão arterial sistólica normal, por causa de choque classe II.
C
Iniciar plasma fresco congelado antes de concentrado de hemácias para corrigir as alterações da coagulação, pois o paciente se encontra em choque classe I.
D
Realizar tomografia computadorizada abdominal com contraste, antes de considerar qualquer transfusão, por se tratar de um paciente grave com choque classe IV e necessidade de cirurgia abdominal.
E
Iniciar plaquetas antes do concentrado de hemácias para evitar sangramento excessivo, uma vez que o sangramento está relacionado à plaquetopenia no trauma grave. O paciente encontra-se em choque classe III.