Questão
DF - Hospital Santa Marta - HSM
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-31-anos-idade2568c81cd0e
Um paciente de 31 anos de idade, cuja profissão é pedreiro, procurou o pronto-socorro com história de febre com calafrios, cefaleia holocraniana associada a náusea e mialgias difusas com evolução de três dias. Nas últimas 24 horas, alega diminuição do volume urinário e urina escura, com início de tosse produtiva com escarro hemoptoico. Refere contato com água de enchente há 15 dias do início do quadro. Ao exame físico, constatam-se FC = 119 bpm, TAX = 38,5 ºC. Está ictérico, com hiperemia conjuntival, ausculta pulmonar com crepitações finas em bases pulmonares, avaliação abdominal sem evidências de hepatoesplenomegalia, Murphy negativo, RHA diminuído difusamente, Blumberg negativo, artralgias dos quadris, joelhos e tornozelos, mas sem derrames. Exames laboratoriais demonstram leucócitos = 18.000/mm3 (VR = 4.000-12.000) com predominância de neutrófilos (83%), contagem de plaquetas = 42.000/mm³ (VR = 140-450.000), Na = 132 mEq/L(VR = 135-154), K = 3,0 mEq/L (VR = 3,4-4,5), acidose respiratória, alcalose metabólica e ânion amplo acidose de gap, creatinina = 4,4 mg/dL (VR = 0,8-1,5), CPK = 1162 Ul/mL. (VR = 20-100), TGP = 239 mEq/L (VR = 20-32), TGO = 210 (VR = 24-42) mEq/L, bilirrubina total = 13,0 mEq/L com bilirrubina direta = 9,9 mEq/L. A tomografia computadorizada (TC) do tórax revelou espessamento peribrônquico difuso bilateral e consolidação com extensas opacidades nodulares difusas. A ultrassonografia abdominal foi realizada e não demonstrou inflamação da vesícula biliar, dilatação do ducto biliar comum ou evidência de cálculos biliares. No que se refere a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos relacionados à leptospirose, assinale a alternativa correta.
A
A hemocultura é um método diagnóstico com sensibilidade em torno de 90% para o isolamento do organismo, sendo indicado coleta antes do início do tratamento antibiótico para o paciente.
B
A síndrome de Jarisch-Herxheimer pode ocorrerem determinadas formas graves da leptospirose, e é caracterizada clinicamente por insuficiência renal e hemorragia alveolar difusa.
C
A lesão pulmonar do paciente, induzida por êmbolos sépticos, geralmente se apresenta com hemorragia, e tem sido relacionada à ativação do receptor toll-like (TLR das lipoproteínas de leptospira.
D
A insuficiência renal aguda do paciente deve-se a desidratação e à rabdomiólise induzida espiroqueta com risco de evolução para fasceíte necrotizante.
E
A hiponatremia se deve a uma proteína da membrana externa de leptospira, que inibe a atividade de cotransportador Na + -K + -Cl- no ramo ascendente da alça de Henle, resultando em distúrbio do NA e potássio.