Um paciente de 32 anos de idade relata dor de garganta por amigdalite há sete dias. Há dois dias, manifestou abaulamento submandibular ipsilateral, dor local e febre não aferida. Há um dia, tem dificuldade para abertura da boca (trismo com 1 cm de abertura bucal) e odinofagia. Ao exame, apresenta cavidade oral de difícil avaliação devido ao trismo, não se observando qualquer alteração significativa, hiperemia e abaulamento de toda a região supra-hiódea bilateral, dor à palpação da loja tireoidiana, hiperemia em região esternal, pressão arterial de 90 x 60 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm e encontra-se dispneico e desidratado. Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2020
Residência (Acesso Direto)
paciente-32-anos-idade1095a9615f4
A
Na indicação do tratamento cirúrgico, habitualmente quando são utilizadas drogas bloqueadoras neuromusculares no momento da indução anestésica, elas facilmente permitem a intubação segura da via aérea.
B
Trata-se de infecção cervical grave, com risco potencial de mediastinite descendente, necessitando de exame tomográfico e pronto tratamento cirúrgico.
C
Esse tipo de fasciíte, também conhecido como “angina de Ludwig”, em geral não é acompanhado de maior gravidade, sendo suficiente a drenagem da amígdala.
D
A drenagem deve compreender a ressecção do platisma e da fáscia cervical superficial, enquanto a bainha carotídea não deve ser dissecada.
E
Os casos de fasciíte cervical devem ser tratados de forma expectante, utilizando-se antibioticoterapia de amplo espectro, principalmente quanto aos germes oportunistas da flora bucal.