Uma paciente de 34 anos de idade, sem histórico de doenças crônicas, apresenta três episódios consecutivos de perda gestacional antes das 10 semanas de gestação, sem nascidos vivos.Com relação ao quadro clínico descrito acima e com base nas evidências e diretrizes atuais para a investigação e manejo da perda gestacional recorrente, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
MG - Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-34-anos-idade557926748e
A
O uso de progesterona e gonadotrofina coriônica humana são recomendados rotineiramente como tratamento empírico em casos de perda gestacional recorrente, devido à alta evidência de eficácia.
B
A investigação de trombofilias hereditárias é recomendada rotineiramente em casos de perda gestacional recorrente, mesmo na ausência de história pessoal ou familiar de trombose, e deve ser instituído o uso profilático de progesterona e AAS.
C
A pesquisa de anticorpos antifosfolípides deve ser realizada em casos de perda gestacional recorrente, independentemente da presença de outros fatores de risco, e seu tratamento deve ser iniciado com AAS e heparina ao confirmar a gestação.
D
A avaliação anatômica uterina deve ser realizada rotineiramente em casos de perda gestacional recorrente, preferencialmente utilizando ultrassonografia 3D, que é considerada uma técnica sensível e específica para identificar anomalias uterinas.