Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2024
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
paciente-35-anos-com77141643e9
Um paciente de 35 anos com PAF (Polipose Adenomatosa Familiar) e uma lesão de reto alto compatível com adenocarcinoma (biópsia) é orientado sobre a indicação de proctocolectomia total devido ao risco iminente de câncer em outros locais do cólon, porém refere que seu desejo é de não realizar essa cirurgia por medo das possíveis sequelas, como diarreia e impotência sexual. Deseja apenas realizar a retossigmoidectomia para ressecção da lesão. Qual deve ser a conduta para esse paciente?
A
Realizar a retossigmoidectomia e seguir o restante das lesões/pólipos com colonoscopia, respeitando o desejo do paciente.
B
Realizar ao menos uma retossigmoidectomia, com colectomia esquerda ampliada e transversectomia, para diminuir o risco de câncer em pelo menos metade do cólon, trazendo benefícios ao paciente.
C
Não abordar o paciente cirurgicamente, já que ele não deseja o tratamento completo recomendado.
D
Não realizar proctocolectomia total, mas uma colectomia total com anastomose ileorretal, com menores chances de complicações como a impotência sexual.
E
Realizar a proctocolectomia total alegando ao paciente que encontrou tumor no cólon direito no intraoperatório, com a finalidade de facilitar a aceitação da cirurgia que tem um grande benefício ao paciente.