Questão
SP - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-35-anos-idade123d0f6518a
Um paciente de 35 anos de idade, sem comorbidades, procura o pronto-socorro devido a dor torácica, iniciada há 6 horas, em hemitórax esquerdo, de forte intensidade, tipo parestesia, associada a cólica, sem irradiação. Ele nega ter tido episódios prévios semelhantes. O paciente foi admitido diretamente para a sala de emergência, onde apresentava pressão arterial (PA) de 120 mmHg x 80 mmHg. Lá, foi realizado o eletrocardiograma (ECG) apresentado a seguir e o paciente foi medicado conforme o protocolo de dor torácica. Após a avaliação do ECG, decidiu-se realizar curva de troponina na primeira, terceira e sexta horas, a qual não apresentou variação em relação aos valores de normalidade. 



Com base nesse caso clínico, considerando que o paciente se encontra assintomático e com sinais vitais estáveis, assinale a alternativa correta, com relação à melhor conduta diante do caso apresentado. 
A
Deve-se encaminhar o paciente ao setor de hemodinâmica em caráter de urgência, uma vez que o paciente apresentou um infarto agudo do miocárdio com supra de ST, não visualizado pelo colega anterior. 
B
Deve-se encaminhar para realização de cateterismo cardíaco, pois o paciente apresentou ECG com infarto agudo do miocárdio recente, que evoluiu para sequela de contratilidade e, nesse caso, realizar exame precocemente pode auxiliar no manejo do miocárdio atordoado.
C
Deve-se internar o paciente na unidade coronariana e seguir com monitoramento de troponina e programar cateterismo em até 72 horas.
D
Deve-se investigar outras causas que possam justificar o quadro clínico e, na ausência de achado relevante, encaminhar o paciente para o seguimento ambulatorial. 
E
É desnecessário realizar maiores investigações, sendo indicados a alta hospitalar e o encaminhamento ao psiquiatra devido ao diagnóstico de distúrbio neurovegetativo.