Um paciente de 52 anos é atendido na emergência de um hospital devido a ferimento por arma branca em tórax desferido por sua referida amante e pede que não seja dada informação alguma a sua família. O paciente foi submetido a uma cirurgia, está com dreno de tórax e se mantém internado para observação em leito de enfermaria. A esposa do paciente questiona o médico sobre o motivo de o paciente estar internado. Diante dessa situação, assinale a conduta correta.
Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2024
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-52-anos-e801c1819cd
A
É dever do médico presar pelo sigilo profissional e não revelar informações sobre o diagnóstico e fatos envolvidos se o paciente não permitir.
B
O médico deve informar à esposa sobre o diagnóstico e fatos envolvidos com o paciente, já que a esposa tem o papel de representante legal do paciente, não necessitando manter o sigilo.
C
O médico deve revelar o diagnóstico do paciente à esposa, apenas informando que ele foi vítima de um ferimento de arma branca e que o motivo ou o autor do ferimento não pode ser revelado a ela.
D
O médico deve informar à esposa sobre o diagnóstico e os fatos envolvidos com seu marido já que a não revelação, nesse caso, pode acarretar danos ao paciente.
E
É dever do médico presar pelo sigilo profissional, portanto o médico deve abandonar o paciente que está sob seus cuidados e encontrar, posteriormente, outro médico que possa assumir seu posto para não comprometer o sigilo.