Um paciente de 54 anos portador de cirrose hepática por etiologia alcoólica, CHILD C, é admitido em serviço de emergência com quadro de hemorragia digestiva alta. Ele refere que apresentou vários episódios de hematêmese e um de melena, em um dos episódios, chegou a perder a consciência por alguns segundos logo após vomitar. Nega outras comorbidades. Ao exame físico, apresenta uma pressão arterial de 88x52 mmHg, uma frequência cardíaca de 110bpm, também apresenta ascite de grande volume com presença de circulação colateral no abdome. Seus exames laboratoriais demonstram uma hemoglobina de 8,2 mg/dL, uma ureia de 92mg/dL, um RNI de 1,9, albumina de 2,8g/dL e bilirrubina total de 2,4 mg/dL. Sobre o manejo desse paciente, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-54-anos11688178e98
A
Esse paciente possui indicação absoluta de transfusão de concentrado de hemácias, que deve ser infundido imediatamente.
B
A terapia endoscópica de escolha para tratamento de varizes de esôfago é a termocoagulação com plasma de argônio.
C
Esse paciente deve receber imediatamente drogas beta-bloqueadoras, como o propranolol, a fim de reduzir a pressão no sistema porta.
D
O paciente apresenta marcadores de bom prognóstico na história clínica.
E
As medicações vasoconstrictoras, como o Octreotide, devem ser iniciadas imediatamente e mantidas por até cinco dias após a realização da terapia endoscópica.