Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-55-anos-foi11982122585
Um paciente de 55 anos foi submetido a artroplastia total de joelho há 10 dias e retornou hoje ao pronto atendimento referindo que iniciou subitamente, há 12 horas, com mal-estar, dor torácica pleurítica em base do hemitórax direito e dispneia em repouso. Ao exame físico, o paciente encontra-se taquipneico (26 incursões por minuto), taquicárdico (102 batimentos por minuto), normotenso (pressão arterial 120/70 mmHg), com oximetria de pulso mostrando 88% em ar ambiente. A angiotomografia de tórax mostra uma falha de enchimento em ramo lobar da artéria pulmonar direita. O eletrocardiograma é normal, exceto por taquicardia sinusal, e os exames laboratoriais não mostram alterações significativas, incluindo uma dosagem normal de troponinas.

Diante desse quadro, a indicação correta para o paciente é:
A
tratamento em regime ambulatorial, iniciando imediatamente medicação anticoagulante com dabigatrana.
B
encaminhamento para unidade de terapia intensiva e avaliação quanto à possibilidade de trombólise in situ, por hemodinâmica.
C
realização de ecocardiograma e dosagem seriada de troponinas antes da definição do local de internamento, pela possível indicação de trombólise.
D
internamento em enfermaria clínica, iniciando anticoagulação com enoxaparina subcutânea ou rivaroxabana via oral.
E
internamento em unidade de terapia intensiva, por se tratar de tromboembolismo de pulmão de alto risco, sem indicação de trombólise, devendo iniciar anticoagulação com dabigatrana.