Uma paciente de 55 anos de idade, com histórico de hipertensão arterial controlada com medicamentos, internou-se para uma colecistectomia eletiva em razão de episódios recorrentes de cólica biliar. Durante a avaliação pré-operatória, a paciente relatou ter tomado sua medicação anti-hipertensiva na manhã do dia da cirurgia, porém não conseguiu realizar a consulta com cardiologista para avaliação de risco cirúrgico. Ao exame físico, apresentou PA = 176 mmHg x 90 mmHg, FC = 80 bpm, FR = 18 irpm e SatO2 = 98% a.a. Com relação a esse caso clínico, assinale a alternativa que indica a conduta mais apropriada acerca do preparo pré-operatório e da medicação anti-hipertensiva.
Questão
DF - Secretaria de Saúde do Distrito Federal - SES DF
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-55-anos-idade10667a52418
ANULADA
A
Prosseguir com a cirurgia conforme agendado, uma vez que a pressão arterial está dentro da faixa aceitável.
B
Adiar a cirurgia para otimizar o controle da pressão arterial, solicitando monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e risco cirúrgico.
C
A paciente não precisará realizar uma avaliação cardiovascular mais detalhada para determinar se ela está apta para a cirurgia. Poderá prosseguir com a cirurgia sem necessidade de remarcação.
D
Será necessário administrar medicação anti-hipertensiva adicional para normalizar a pressão arterial antes da cirurgia.