Uma paciente de 55 anos de idade procurou atendimento ambulatorial em razão de artralgias, boca e olhos secos, com evolução há um ano. O exame físico evidenciou aumento bilateral da glândula parótida, presente no lado direito e no lado esquerdo da região parotídea. O hemograma completo era normal, porém VHS = 120 (VR = 10-40). Os testes de Schirmer e Rose Bengal foram positivos. Marcadores imunes: FAN positivo alto título, ANTI-RO e ANTI-LA positivos, anti-DNA negativo, fator reumatoide negativo. A ultrassonografia indica aumento bilateral da glândula submandibular e parótida com múltiplas lesões hipoecoicas, apontando vascularidade muito alta, provavelmente apresentando distúrbio sistêmico como a síndrome de Sjögren (SS). A sialografia revela focos difusos de sialectasias. No que tange a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, assinale a alternativa correta.
Questão
DF - Hospital Santa Marta - HSM
2020
Residência (Acesso Direto)
paciente-55-anos-idade1301085e712
A
A SS é definida como uma destruição autoimune das glândulas exócrinas (salívares primárias e lacrimais, que produz as manifestações clínicas de boca seca, olhos secos (ceratoconjutividade sicca e, em mais de 50% dos casos, aumento da glândula parótida.
B
As doenças mais comuns associadas à SS secundária são sarcoidose e esclerodermia. A SS primária é mais comum em mulheres na faixa dos 50 e 60 anos de idade, mas pode afetar adolescentes e adultos jovens, além de homens.
C
A paciente necessita de confirmação diagnóstica com os seguintes exames: biopsia de glândula parótida para definição da síndrome sicca, exames de imagem como PET-SCAN para descartar síndrome sicca secundária e neoplasia, e biopsia de glândulas lacrimais.
D
O tratamento farmacológico indicado para a paciente deve ser com inibidores de checkpoint como prevenção de envolvimento sistêmico da SS.
E
A incidência de linfoma de células T é uma complicação comum aos portadores de SS primária, sendo mais prevalente nos pacientes idosos, após exposição prévio à cloroquina.