Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2023
Residência (Acesso Direto)
paciente-55-anos-idade93e201f01d
Uma paciente de 55 anos de idade, hipertensa controlada, com dislipidemia e em uso de estatinas, está sendo avaliada por um médico. Sua última menstruação ocorreu há três anos. A paciente queixa-se de ondas de calor diárias, associadas à diminuição da lubrificação vaginal. Refere grande preocupação, por haver muitos casos de cardiopatia em sua família. Segundo a paciente, sua mãe, de 78 anos de idade, sofreu fratura de fêmur há seis meses e acabou de ser diagnosticada com doença de Alzheimer.

A partir desse caso clínico hipotético, assinale a alternativa correta, em relação à introdução de terapia hormonal (TH) para a paciente em questão.
A
O uso de TH está associado à diminuição dos níveis plasmáticos de colesterol total e de lipoproteína de baixa densidade (LDL) e ao aumento dos níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL); tais mudanças são mais expressivas quando relacionadas ao uso transdérmico.
B
A TH pode ser considerada uma das terapias de primeira linha para prevenir osteoporose em mulheres na pós-menopausa com idade inferior a 60 anos ou até dez anos de menopausa.
C
A fim de reduzir os riscos, a prescrição de terapia hormonal local (vaginal) pode ser considerada em mulheres com síndrome geniturinária isolada; no entanto, a terapia sistêmica mostra-se mais efetiva para tratar sintomas geniturinários.
D
Estudos observacionais e reanálise do estudo WHI sugerem maior incidência de eventos cardiovasculares em mulheres abaixo de 60 anos de idade ou com menos de dez anos de menopausa; por essa razão, a TH só deve ser indicada em caso de grave sintomatologia e após exposição dos riscos
E
A TH melhora a memória e as habilidades cognitivas de mulheres na pós-menopausa (independentemente de sua idade ou do tempo de menopausa), o que é comprovado por grandes ensaios clínicos.