Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2024
Residência (Acesso Direto)
paciente-57-anos-idade11745925cd3
Um paciente de 57 anos de idade é hipertenso, diabético, tabagista e dislipidêmico. Dirigiu‑se ao pronto‑socorro com náuseas, sudorese e dor precordial, que teve início há quinze minutos. O eletrocardiograma inicial evidenciou bloqueio de ramo esquerdo. O paciente desconhece exame eletrocardiográfico prévio. Sinais vitais: PA de 145x85 mmHg; e saturação de O2 de 98% em ar ambiente. No eletrocardiograma citado, não havia elevação concordante do seguimento ST, em mais de 1 mm, nas derivações com QRS positivo. Sem depressão do segmento ST > 1 mm em v1, v2 ou v3 e sem elevação do segmento ST ≥ a 5 mm, em derivação em que o QRS é negativo.



Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
A
Está descartado o infarto agudo do miocárdio, pelos critérios de Sgarbossa.
B
A estratégia mais adequada seria a angioplastia primária.
C
Não se pode descartar o infarto apenas com esses dados eletrocardiográficos, dada a anamnese apresentada. O paciente deve ser mantido em observação, com solicitação seriada de enzimas e eletrocardiograma.
D
Pelos critérios de Sgarbossa, está confirmado o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. O paciente deverá receber AAS, clopidogrel e provável angioplastia em até 24 horas.
E
Pelos critérios de Sgarbossa, está confirmado o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. O paciente deverá receber AAS, clopidogrel e provável angioplastia em até doze horas.