Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2021
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2021
Residência com pré-requisito - R+ Mastologia
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-57-anos-obesa8555119c74
Uma paciente de 57 anos, obesa, submetida a correção de hérnia incisional gigante com colocação de tela, foi encaminhada à unidade de terapia intensiva (UTI) para monitorização pósoperatória. Durante o procedimento cirúrgico, a paciente recebeu cerca de 6.000 mL de soluções cristaloides. Nas primeiras horas após a cirurgia, a paciente evoluiu com abdome tenso, piora do padrão respiratório e da complacência pulmonar e anúria. 

 Qual é a hipótese diagnóstica mais provável e qual a conduta imediata que deve ser tomada?

A
Hemorragia pós-operatória. Coleta de hemoglobina e coagulograma e fazer tromboelastograma e tomografia de abdome e pelve.
B
Síndrome compartimental abdominal. Mensuração da pressão intravesical e solicitar imediatamente avaliação cirúrgica, para fazer peritoniostomia.
C
Síndrome compartimental abdominal. Mensuração da pressão intravesical, sondagem nasogástrica descompressiva, aprofundamento da sedação com bloqueio neuromuscular e evitar excesso de fluidos.
D
Infecção de sítio cirúrgico. Troca de sondas e cateteres, coleta de culturas e administração de antibióticos de amplo espectro.