Um paciente de 60 anos de idade é internado em razão de dor torácica típica de síndrome coronariana com duração de duas horas. Ele apresenta frequência cardíaca de 42 bpm, com bradicardia sinusal observada e confirmada no ECG, associada ao supradesnivelamento do segmento ST nas derivações DII, DIII e AVF. No que se refere a esse caso clínico, assinale a alternativa correta.
Questão
DF - Hospital Santa Marta - HSM
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-60-anos-idade6251d39b90
A
O paciente provavelmente tem um aneurisma de ventrículo esquerdo como complicação do infarto agudo do miocárdio.
B
O paciente apresenta quadro de infarto agudo do miocárdio de parede inferior, pois a artéria coronária direita irriga a parede inferior do ventrículo esquerda e o nó sinusal.
C
A bradicardia sinusal apresentada pelo paciente é fator protetor do aumento da área de isquemia. Assim, não deve ser considerada como fenômeno patológico.
D
O paciente apresenta infarto agudo do miocárdio de ventrículo direito, pois as derivações descritas são da artéria circunflexa e coronária direita.
E
O ECG com supradesnivelamento do segmento ST, bem como o tempo de dor torácica, indicam que esse paciente não é candidato a terapia trombolítica ou angioplastia primária no momento.