Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-62-anos-sexo88061ca110
Um paciente de 62 anos, do sexo masculino, iniciou sintomas de queimação em região retroesternal, principalmente após as refeições associado a regurgitação e náuseas há aproximadamente 6 meses. Apresenta hipertensão arterial e diabetes, com bom controle em uso de Losartana e Metformina. Durante a consulta, conta também que perdeu 6 kg nos últimos 3 meses de forma imotivada. Seu médico solicitou alguns exames laboratoriais que demonstraram anemia ferropriva discreta, além da presença de sangue oculto nas fezes. Diante desse caso, é correto afirmar que o quadro clínico sugere
A
Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) , porém com sinais de alarme, sendo necessário avaliação complementar com endoscopia digestiva alta para descartar quadro de malignidade.
B
Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) e a avaliação com endoscopia digestiva alta deve ser solicitada para confirmação da doença em todos os casos suspeitos.
C
Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) e deve ser iniciado inibidor de bomba de prótons ou um antagonista de receptor de histamina, não sendo necessário solicitar nenhum exame, dado que DRGE é muito prevalente e costuma ter boa resposta com o tratamento em poucas semanas.
D
Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) e deve ser iniciada terapia com procinéticos como Domperidona ou Metoclopramida como primeira linha de tratamento. Apenas após a confirmação do diagnóstico por meio de exames complementares poderá ser introduzido o tratamento com inibidor de bomba de prótons.
E
Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) . A anemia ferropriva não é um sinal de alarme e a perda de peso também não, visto que é muito comum que o paciente com DRGE apresente náuseas, vômitos tenha perda de peso durante o curso da doença.