Questão
MT - Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (Hospital Universitário Júlio Müller - HUJM)
2020
Residência (Acesso Direto)
paciente-63-anos-sexo201dfb8c112
Um paciente de 63 anos, do sexo masculino, procura o Pronto Atendimento de um hospital com queixa de sangramento vermelho vivo via anal. Refere que há alguns meses notara presença de sangue junto às evacuações esporadicamente e acreditou que era hemorroida, porém houve aumento da frequência até que hoje se desesperou porque passou a apresentar sangramento em grande quantidade, com saída de coágulos, e se sentiu mais fraco, tendo inclusive caído ao se levantar para ir ao banheiro. Pediu aos vizinhos que o ajudassem porque mora sozinho. De comorbidades, tem diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica em uso de losartana. Nega outras doenças, uso de outras medicações e cirurgias prévias. Ao exame físico, está em regular estado geral, sudoreico, hipocorado, com frequência cardíaca de 122 bpm, PA: 100x60 mmHg, afebril. É digna de nota ainda a presença de dor à palpação de fossa ilíaca esquerda e hipogástrio, sem massas palpáveis ou sinais de irritação peritoneal. À inspeção anal, há presença de sangue e dois botões hemorroidários exteriorizados, não redutíveis, sem sinais de trombose e, ao toque, o esfíncter anal é hipotônico, a mucosa retal é lisa e há presença de sangue em luva. Considerando exclusivamente as informações apresentadas, assinale a afirmativa correta.
A
A provável causa do sangramento é câncer colorretal e as medidas terapêuticas iniciais devem incluir expansão volêmica com cristaloides e hemoderivados com monitorização intensiva e programação de endoscopia digestiva alta e colonoscopia nas próximas 24 horas a depender da estabilização hemodinâmica e possibilidade de preparo do cólon.
B
 provável causa do sangramento é câncer colorretal e as medidas terapêuticas iniciais devem incluir expansão volêmica com cristaloides e hemoderivados seguida de colonoscopia imediata para controle do sangramento.
C
A provável causa do sangramento é doença diverticular do cólon e as medidas terapêuticas iniciais devem incluir expansão volêmica com cristaloides e hemoderivados seguida de colonoscopia imediata para controle do sangramento.
D
A provável causa do sangramento é doença diverticular do cólon e as medidas terapêuticas iniciais devem incluir expansão volêmica com cristaloides e hemoderivados com monitorização intensiva e programação de endoscopia digestiva alta e colonoscopia nas próximas 24 horas a depender da estabilização hemodinâmica e possibilidade de preparo do cólon.