Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-64-anos-idade176f4e3d73d
Uma paciente de 64 anos de idade compareceu ao consultório ginecológico por apresentar mioma, referindo ao médico que não aguentava mais sangrar. Intrigado pela presença do sangramento nessa idade, o médico questionou a paciente a respeito do sangramento menstrual, e ela referiu que havia entrado na menopausa aos 55 anos de idade, mas que, aos 63 anos de idade, tinha voltado a sangrar, sempre em pequena quantidade, alguns dias do mês, o que, na ocasião, a paciente achou normal, porque sempre teve mioma. Após solicitar uma ultrassonografia transvaginal, o médico observou que, além de dois miomas intramurais de aproximadamente 1,5 cm cada — que não sofreram alteração em relação aos exames anteriores —, o endométrio era espessado e heterogêneo, com algumas regiões da zona juncional mal delimitadas. A paciente tem IMC de 33,5, é hipertensa e diabética, e ambas as comorbidades estão controladas com medicações. Ao exame ginecológico, o médico não conseguiu boa palpação dos órgãos, devido ao panículo adiposo. Não havia cânula para biópsia endometrial no consultório. 

Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa correta.
A
O médico deve tranquilizar a paciente, pois seus miomas não se tornarão câncer, e orientar que o sangramento provavelmente cessará espontaneamente.
B
O médico deve encaminhar a paciente para o centro de oncologia, por se tratar, certamente, de diagnóstico de câncer de endométrio, pois a paciente apresenta obesidade como fator de risco importante para neoplasia do endométrio.
C
A paciente deve ser encaminhada para quimioterapia.
D
Deve-se solicitar histeroscopia com biópsia para esclarecimento das lesões miometriais, pois, apesar de os miomas serem pequenos, não deveriam estar presentes após a menopausa.
E
Deve-se solicitar histeroscopia com biópsia para diagnóstico histológico da lesão endometrial visualizada no exame de imagem.