Questão
SP - Faculdade de Medicina de Jundiaí - FMJ (Hospital Universitário de Jundiaí)
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-65-anos-idade70f02874a0
Um paciente de 65 anos de idade compareceu ao hospital com queixas de dor óssea generalizada, fadiga e perda de peso. Exames laboratoriais mostraram anemia, creatinina sérica elevada, cálcio sérico de 11,2 mg/dL e proteína monoclonal detectada na eletroforese de proteínas séricas. A biópsia de medula óssea revelou 30% de plasmócitos. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta, em relação ao diagnóstico e ao manejo do mieloma múltiplo.
A
O uso de bisfosfonatos é indicado para pacientes com hipercalcemia ou lesões ósseas, pois ajuda a reduzir o risco de fraturas patológicas e progressão da doença óssea.
B
O achado de lesões osteolíticas é suficiente para confirmar o diagnóstico de mieloma múltiplo, mesmo na ausência de outras alterações laboratoriais.
C
O tratamento com bortezomibe é contraindicado para pacientes com insuficiência renal aguda, devido ao risco de piora da função renal.
D
A presença de 30% de plasmócitos na medula óssea é suficiente para diagnosticar mieloma múltiplo sintomático, independentemente de outras manifestações clínicas.
E
Em pacientes com mieloma múltiplo, a presença de anemia correlaciona‑se com a produção de proteínas monoclonais, que aumentam a produção de eritropoietina.