Um paciente de 81 anos, com múltiplas comorbidades e instabilidade hemodinâmica, apresenta um quadro compatível com íleo biliar. Assinale a alternativa que melhor descreve o que fazer durante o procedimento cirúrgico para resolução do problema desse paciente.
Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2024
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
paciente-81-anos-com37e6779ae7
A
Realizar uma incisão longitudinal na borda antimesentérica do íleo, ordenhar e retirar o cálculo impactado, deixando a fístula bilioentérica para ser resolvida em um segundo tempo.
B
Realizar duodenotomia na região da fístula bilioentérica, ordenha e retirada do cálculo, seguido de colecistectomia e reparo da fístula/duodeno.
C
Realizar uma incisão transversa na borda antimesentérica do íleo, retirar o cálculo impactado, realizar enterectomia se o segmento ileal não estiver viável e fazer o reparo da fístula bilioentérica no mesmo tempo cirúrgico.
D
Realizar colecistectomia e separação da fístula bilioentérica, com retirada do cálculo pelo mesmo local após ordenha, realizando duodenorrafia e derivação biliodigestiva em Y-de-Roux.
E
Realizar enterectomia da região ileal, ressecando o segmento intestinal junto com o cálculo devido à contaminação local (mesmo que a alça esteja viável), e anastomose ileoileal término-terminal deixando para resolver a fístula bilioentérica em um segundo tempo.