Uma paciente de 81 anos de idade, diabética, recebe a visita do médico do programa de saúde da família (PSF), que a inquire sobre o motivo de ter faltado à última consulta no posto. Muito queixosa, a idosa conta que há cinco dias está bastante indisposta, com febre (temperatura axilar = 37,9ºC), dor abdominal e fezes amolecidas. Relata também o estranho fato da saída de bolhas de ar na urina. Durante o exame físico, foi percebido que a dor abdominal era mais pronunciada em quadrante inferior esquerdo. Acerca da principal hipótese diagnóstica e das condutas a serem tomadas, assinale a opção mais adequada.
Questão
SP - Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (Hospital Electro Bonini - HEB)
2022
Residência (Acesso Direto)
paciente-81-anos-idade99aa11b107
A
Diverticulite aguda não complicada. Internação hospitalar, tomografia computadorizada de abdome, dieta zero, suporte clínico e ciprofloxacino + metronidazol intravenosos. Se não houver melhora em 72 horas, programar cirurgia.
B
Diverticulite aguda complicada com fístula colovesical. Internação hospitalar, dieta zero. Realização de enema baritado, iniciar antibiótico venoso e programar cirurgia.
C
Infecção urinária complicada com pielonefrite. Internação hospitalar, colher EAS (elementos anormais e sedimentos) + urinocultura. Iniciar antibiótico venoso.
D
Diverticulite aguda complicada com fístula colovesical. Internação, dieta zero, suporte clínico, tomografia computadorizada de abdome com contraste oral. Iniciar antibiótico venoso e programar cirurgia.
E
Divertculite aguda complicada com abscesso pélvico. Internação hospitalar, tomografia computadorizada de abdome com contraste e cirurgia de emergência.