Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2022
Residência (Acesso Direto)
paciente-F-27-anos-seu99fbad4626
A paciente A.F., 27 anos, e seu marido L.O., 30 anos, vêm ao consultório com desejo gestacional. 

Usuária de contracepção hormonal desde os 18 anos de idade refere ter parado o uso há 1 ano e 6 meses. Desde então manteve ciclos regulares de 26 dias e com boa frequência sexual durante período fértil. 

Após um ano da primeira consulta, A.F., agora com 28 anos, retorna à consulta com novas dúvidas. Apesar das condutas indicadas durante a última consulta, ela relata que não deram continuidade no tratamento e terminaram o relacionamento. Como A.F. tem como objetivo iniciar contracepção, é correto afirmar: 
A
Sabendo que a mulher já nasce com todos os folículos e começa a liberar eles maduros (oócito secundário) mensalmente após a menarca, os métodos contraceptivos anovulatórios vão preservar os oócitos e, por consequência, manter a reserva ovariana e postergar a menopausa.
B
O DIU de cobre causa uma reação inflamatória importante na cavidade intrauterina e isso leva a um impedimento de implantação do embrião; sendo assim, classificado como um método abortivo. 
C
Em relação aos métodos cirúrgicos (laqueadura e vasectomia), é necessário passar por atendimento multidisciplinar visando desencorajar a esterilização precoce. 
D
O método contraceptivo hormonal à base de implante de etonogestrel tem a vantagem de ser um método que mantém a ovulação e, por consequência, mantém a libido aumentada durante o período ovulatório. 
E
Os métodos à base de liberação de levonorgestrel intrauterino têm uma melhora significativa nas queixas de Tensão Pré-Menstrual (TPM) por ser um método anovulatório e assim diminuir as mudanças hormonais ocorridas após a ovulação.