Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-ano-idade-foi129e08978fd
Uma paciente de um ano de idade foi admitida no pronto-socorro infantil com história de febre há sete dias. Sua mãe refere que, no início do quadro, apresentou exantema em tronco que durou dois dias. Nega queixas respiratórias ou gastrointestinais. Ao exame, encontra-se em regular estado geral, descorada +/4, hidratada, eupneica, febril (38,5 °C), acianótica, anictérica, com presença de linfonodos em cadeia cervical direita, móveis, fibroelásticos, sendo o maior deles com 2 cm de diâmetro. Cavidade oral com hiperemia difusa de orofaringe e língua em framboesa, sem sinais meníngeos. MV presente bilateralmente, sem ruídos adventícios, e BRNF em dois tempos, sem sopros. Abdome sem alterações. Boa perfusão periférica, com edema em dorso de mãos e pés e eritema palmar e plantar.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
A
Devido ao risco de síndrome de Reye, o uso de AAS deve ser evitado.
B
O tratamento endovenoso com imunoglobulina humana está indicado de imediato.
C
Não há necessidade de se monitorizar a criança, visto que complicações como arritmias e miocardite não acontecem nessa doença.
D
A indicação de antibioticoterapia não deverá ser retardada caso haja atraso na coleta de culturas.
E
O uso de amoxicilina pode recrudescer a erupção cutânea, sendo que o tratamento sintomático é o único que deve ser instituído.