Um paciente chega ao hospital com febre há 2 dias e dor em região lombar direita. Ao realizar exames, recebe o diagnóstico de ureterolitíase obstrutiva à direita, com hidronefrose ipsilateral, alteração significativa da função renal e infecção associada com sinais de sepse. Qual é a melhor abordagem para esse paciente?
Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2023
Residência (Acesso Direto)
paciente-chega50864b77c9
A
Administração de anti-inflamatórios não esteroidais e analgésicos e realização de litotripsia ureteroscópica de urgência.
B
Compensação clínica sintomática, administração de antibióticos e litotripsia extracorpórea – por ser o método menos invasivo para o paciente nesse momento.
C
Analgesia, prescrição de alfa-bloqueadores, como a doxazosina, e litotripsia ureteroscópica de urgência.
D
Analgesia e reposição volêmica, anti-inflamatórios não esteroidais e, por cistoscopia, descompressão do trato urinário superior à direita com urgência, além de inserção de cateter ureteral (duplo J) retrógrado ou por inserção de nefrostomia percutânea.
E
Compensação clínica sintomática, administração de antibióticos e, por cistoscopia, descompressão do trato urinário superior à direita com urgência, além de inserção de cateter ureteral (duplo J) retrógrado ou por inserção de nefrostomia percutânea.