Questão
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE
2023
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE
paciente-com-19-anos13168a83f8b
Uma paciente com 19 anos de idade retorna a uma unidade de saúde para consulta ginecológica. Em consulta inicial, apresentava queixa de corrimento havia duas semanas. A paciente relata que sua menarca ocorreu aos 13 anos de idade, que teve a primeira relação sexual aos 15 anos de idade com o ex-namorado, e que a última relação ocorreu há 90 dias com o mesmo parceiro, sem uso de camisinha. Ela nega parceria sexual eventual assim como outras queixas e doenças crônicas. Ao exame ginecológico, verificam-se ausência de corrimento e estruturas anatômicas normais ao toque.

Os resultados dos exames laboratoriais, apresentaram: Citopatológico = negativo para células malignas; HIV = negativo; hepatite C = negativo; hepatite B = negativo; anti-HBsAg = positivo; beta-HCG = negativo; teste não treponêmico (RPR) = 1:128; teste treponômico (Fta-ABS) = positivo.

Nesse caso, a conduta recomendada é
A
notificar caso confirmado de sífilis e instituir tratamento de sífilis primária, prescrevendo-se penicilina benzatina 2,4 milhões UI, IM, dose única (1,2 milhão UI em cada glúteo).
B
notificar a suspeita clínica de sífilis e instituir tratamento de sífilis secundária, prescrevendo-se penicilina benzatina 2,4 milhões UI, IM, dose única (1,2 milhão UI em cada glúteo).
C
repetir os exames para confirmação diagnóstica de sífilis e realizar verificação de comportamento da titulação de anticorpos, além de definir o tratamento e notificar o caso, se confirmado.
D
notificar caso confirmado de sífilis e instituir tratamento de sífilis latente com duração ignorada, prescrevendo-se penicilina benzatina 2,4 milhões UI, IM, semanal, por 3 semanas (dose total: 7,2 milhões).