Uma paciente com 71 anos de idade e diagnóstico de catarata bilateral definido em avaliação anterior há 6 meses, é atendida no ambulatório para programação de cirurgia de catarata, categoria de procedimento de pequeno porte e de curta permanência, sob anestesia local. Registradas no prontuário da paciente, constam as seguintes informações: sobrepeso (índice de massa corporal = 26 kg/m²) e hipertensão arterial sistêmica e hipercolesterolemia em acompanhamento com cardiologista periodicamente (última consulta há 2 meses) e uso de medicação de rotina (propanolol e sinvastatina). Ao exame físico, conclui-se que, da consulta anterior para a atual, não há mudanças a situação clínica da paciente. Entre os cuidados pré-operatórios à paciente, qual a conduta médica adequada?
Questão
Revalida Nacional - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
2017
Revalida
paciente-com-71-anos118832824a0
A
Solicitar os seguintes exames laboratoriais: hemograma, glicemia, eletrólitos, bem como a realização de radiografia de tórax e eletrocardiograma, para identificar doenças não detectadas pelo exame clínico; recomendar, ainda, paciente que interrompa as medicações de uso contínuo uma semana antes da cirurgia.
B
Solicitar exames laboratoriais para verificar taxa de creatinina e ureia, bem como a realização de eletrocardiograma e ecocardiograma transtorácido devido ao diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica; recomendar à paciente que mantenha as medicações de uso contínuo.
C
Solicitar os seguintes exames laboratoriais: hemograma, glicemia, eletrólitos, porque a paciente tem hipertensão arterial sistêmica e mais de 50 anos de idade; recomendar à paciente que interrompa as medicações de uso contínuo na véspera da cirurgia.
D
Dispensar a solicitação de exames, pois a paciente é portadora de hipertensão arterial sistêmica compensada e está sob acompanhamento médico; recomendar à paciente que mantenha as medicações de uso contínuo.