Um paciente com sintomas de refluxo gastroesofágico deseja saber uma segunda opinião sobre qual é o melhor tratamento para tal patologia. Um cirurgião lhe indicou tratamento cirúrgico, já que está com os sintomas há 4 semanas e está em uso de omeprazol (IBP – inibidor de bomba de prótons) há uma semana. Diante disso, qual é a melhor orientação a ser transmitida ao paciente?
Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2024
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-com-sintomas6490c7e9cf
A
Orientar que, habitualmente, está recomendado tentar um curso de oito semanas de terapia com IBP para pacientes com sintomas típicos e que a cirurgia é reservada para casos de sintomas persistentes apesar de terapia médica máxima.
B
Orientar o paciente a seguir a recomendação do cirurgião, já que lhe foi indicada a cirurgia, mesmo que o paciente não tenha feito o tratamento clínico padrão recomendado.
C
Orientar que a cirurgia está realmente recomendada, já que o paciente apresenta os sintomas há mais de 3 semanas, o que é indicação de tratamento cirúrgico.
D
Orientar que, habitualmente, está recomendado tentar um curso de duas semanas de terapia com IBP para pacientes com sintomas típicos, porém, se o cirurgião indicou a cirurgia, seria recomendado fazê-la.
E
Orientar que a cirurgia pode ter os seus riscos, porém é a forma menos invasiva e eficaz para o tratamento de tal patologia.