O paciente com suspeita ou diagnóstico de morte encefálica é também um potencial doador de órgãos e tecidos. A subnotificação dos casos de morte encefálica e a não assistência adequada a estes pacientes impactam negativamente no processo de doação de órgãos e tecidos no Brasil. Com relação ao diagnóstico de morte encefálica e aos cuidados ao potencial doador de órgãos e tecidos, assinale a alternativa correta:
Questão
ES - Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
2025
Residência (Acesso Direto)
paciente-com-suspeita6670c52d2e
A
Para a determinação do diagnóstico de morte encefálica é obrigatório que, durante os testes clínicos e o teste de exame complementar, o paciente adulto com idade maior que 16 anos apresente pressão arterial sistólica > 90 mmHg, saturação de oxigênio > 94% e temperatura corporal > 35º C.
B
No Brasil, para se alcançar o diagnóstico de morte encefálica, são necessárias duas provas clínicas de apneia realizadas por dois médicos diferentes.
C
Médico capacitado para a determinação do diagnóstico de morte encefálica é aquele que possui uma das seguintes especialidades médicas: neurologia ou neurocirurgia adultas ou pediátrico, terapia intensiva adulto ou pediátrica, e medicina de emergência.
D
O paciente com diagnóstico de morte encefálica e potencial doador de órgãos e tecidos não necessita da administração de dieta enteral, quimioprofilaxia para trombose venosa profunda e profilaxia para lesão aguda de mucosa gástrica.
E
É necessário atendimento hospitalar por no mínimo 24 horas para todos os casos suspeitos de morte encefálica a fim de se iniciar o protocolo de determinação de morte encefálica.