Um paciente com hemorragia digestiva alta é admitido no serviço de emergência de um hospital. O médico de plantão tomou todas as medidas cabíveis para sua estabilização, incluindo transfusão sanguínea e uso de drogas vasoativas, que continuam a ser infundidas no momento. O paciente está aguardando o endoscopista. São 19h e o médico que assumirá o plantão ainda não chegou. O médico de plantão, no momento, tem um compromisso com os amigos às 19h15. Assinale a alternativa correta quanto à conduta do médico de plantão diante dessa situação.
Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2024
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-com8835b8c258
A
Ele já fez o seu trabalho, conseguiu estabilizar o paciente e já solicitou a endoscopia, portanto tem o direito de sair do plantão, já que cumpriu seu horário e suas funções cabíveis.
B
Ele deve sair no horário do término do plantão e orientar a equipe multidisciplinar que acompanhe de perto o paciente até o próximo plantonista chegar.
C
Ele não deve abandonar o plantão sem a presença de um médico substituto, principalmente porque está encarregado do cuidado de um paciente em estado grave.
D
Ele pode sair do plantão no horário estabelecido, contanto que deixe alguém responsável pelos pacientes, portanto pode solicitar à enfermeira que monitorize o paciente até que o próximo plantonista chegue.
E
Ele deve aguardar mais 15 minutos e, caso o plantonista não chegue, deve abandonar o plantão para não haver problemas burocráticos de excesso de carga horária.