Um paciente comparece ao hospital para submeter-se a gastrectomia subtotal com linfadenectomia por videolaparoscopia devido a lesão visibilizada em endoscopia digestiva alta, cujo anatomopatológico revelou adenocarcinoma tipo intestinal de Laurén. Apresentou perda de 4 kg no último mês (Peso habitual de 80 Kg). Inapetente com vômitos esporádicos no pré-operatório. Julgue a alternativa correta:
Questão
MG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais - IPSEMG
2020
Residência (Acesso Direto)
paciente-comparece5443069931
A
Segundo a avaliação subjetiva global (ASG), o paciente teve uma perda de peso discreta caracterizando paciente de baixo risco nutricional, devendo ser reavaliado semanalmente como critério para início de suplementação nutricional. Nesta situação está indicada abordagem cirúrgica imediata, caso o estadiamento cirúrgico permita.
B
Tanto a intolerância como a obstrução digestiva alta, podem ser indicativos de suplementação nutricional e, embora a via enteral seja sempre a preferencial no caso em questão, a nutrição parenteral torna-se a opção mais plausível.
C
Pacientes com tolerância parcial a dieta pode receber a nutrição parenteral tanto em via periférica como por acesso central. Opções como a punção central por acesso periférico aumentam as opções de acessos vasculares, sendo que um dos obstáculos está na hiposmolaridade da dieta que gera flebites e perdas dos acessos por trombose, além de infecções tanto pelo uso prolongado quanto pelo componente lipídico da dieta.
D
A albumina é o principal marcador sérico de desnutrição aguda. Estando os valores superiores aos de referência do laboratório, autorizam a execução de qualquer procedimento cirúrgico, independente de inquéritos nutricionais como a ASG ou avaliações de pregas cutâneas e espessura do músculo adutor do polegar.