Questão
SC - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago)
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-feminina-3299f08d5ffc
Uma paciente feminina, 32 anos, obesa com índice de massa corpórea de 35 kg/m², é admitida na emergência, havendo iniciado há 11 dias com odinofagia, febre e mialgia, e tosse seca nos últimos 5 dias. Não refere dispneia e apresenta saturação de oxigênio de 90%, mesmo com suplemento de oxigênio a 15 L/min. Os demais sinais vitais demonstram pressão arterial de 110/70 mmHg, frequência cardíaca de 60bpm, frequência respiratória de 32 irpm e temperatura axilar de 36.8°C. Ultrassom pulmonar demonstra linhas B de distribuição heterogênea e bilateral, com pleura espessada e irregular.

Com base no caso, assinale a alternativa correta.
A
A ausência de dispneia e desconforto respiratório não deve retardar a intubação e a instituição de ventilação mecânica com volume corrente de 4-6 ml/kg de peso ideal.
B
Sendo o diagnóstico provável de COVID-19 grave, está indicado o uso de ivermectina em dose terapêutica, associada a corticoide.
C
A paciente não deve ser intubada neste momento, uma vez que os pacientes com COVID-19 grave se beneficiam em retardar a ventilação mecânica invasiva até que sinais evidentes de fadiga respiratória estejam presentes.
D
Na impossibilidade de realizar uma angiotomografia de tórax, a paciente deve ser submetida à anticoagulação plena.
E
Está indicado o uso de azitromicina, tanto para o tratamento da possibilidade de COVID-19, quanto pela possibilidade de pneumonia bacteriana por germes atípicos.