Questão
SC - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago)
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-feminina-75682b555bb7
Uma paciente, feminina, 75 anos, IMC: 32, sem outras comorbidades, vem ao consultório médico com queixa de azia e quadro dispéptico. A azia tem melhora com inibidor de bomba protônica em dose de manutenção. Após anamnese e exame físico, foi solicitada uma endoscopia alta que evidenciou uma hérnia hiatal de deslizamento, com a junção esofago-gástrica a 5 cm do pinçamento diafragmático.

Assinale a alternativa correta a respeito desta patologia
A
As hérnias hiatais do tipo III são aquelas em que existe a hérnia de deslizamento e outras estruturas associadas; por exemplo, o grande omento
B
Apenas 10% de todas as hérnias hiatais são do tipo I, e poucas precisam de tratamento cirúrgico.
C
A grande maioria das hérnias paraesofágicas são do tipo II, em torno de 90%. Apenas uma minoria das hérnias paraesofágicas são do tipo III.
D
Nesta paciente, como ele controla a sintomatologia do refluxo gastroesofâgico com inibidor da bomba protônica, a cirurgia da hérnia hiatal não está indicada, sendo melhor manter o tratamento conservador
E
As hérnias hiatais do tipo II, assintomáticas, devem sempre ser operadas, independente da idade e condições clínicas do paciente, devido ao risco de isquemia e perfuração.