Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2025
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-feminina-L-F70542e8b55
Uma paciente feminina L.F.R., 63 anos, apresenta um quadro clínico caracterizado por prostração, dor em membros inferiores e dispneia aos grandes esforços, há três meses. Os exames laboratoriais solicitados evidenciaram cálcio sérico 11,5 mg/dl, proteína M e creatinina: 2,4 mg/dl. Diante da suspeita diagnóstica, foi realizada biópsia de medula óssea, que evidenciou mais de 10% de plasmócitos. Em relação ao mais provável diagnóstico da paciente LFR, marque a alternativa correta.
A
Embora algumas alterações cromossômicas tenham sido identificadas em uma parcela dos pacientes, não se estabeleceu uma via patogênica molecular comum, permanecendo a etiologia da doença desconhecida em sua maioria.
B
A anemia normocítica e normocrômica ocorre em cerca de 50% dos pacientes e está relacionada com a substituição da medula óssea normal por células tumorais em expansão, além da inibição da hematopoiese por fatores tumorais e a produção reduzida de eritropoietina pelo rim.
C
O quadro clínico inclui várias disfunções orgânicas e sintomas, incluindo dor óssea, insuficiência renal, disfunção hepática, anemia, hipercalcemia e, ocasionalmente, anormalidades da coagulação, sintomas neurológicos e manifestações de hiperviscosidade.
D
A insuficiência renal ocorre em quase 25% dos pacientes, e observa-se alguma patologia renal em mais de 50% dos casos. Entre os muitos fatores contribuintes, a principal causa é a lesão tubular associada à excreção das cadeias leves.
E
A dor óssea é o sintoma mais comum, acometendo quase 70% dos pacientes. A presença de dor localizada persistente indica habitualmente uma fratura patológica. As lesões ósseas do mieloma são causadas por proliferação das células tumorais, ativação dos osteoblastos, que destroem o osso.