Uma paciente gestante de 25 semanas apresenta dor em região de flanco direito há 1 dia, associada a náuseas e vômitos. No hemograma, apresenta uma leucocitose de 11.500 (VR = 10.000). Quanto a esse caso, é correto afirmar que
Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2024
Residência (Acesso Direto)
paciente-gestante-2539ba59889d
A
se deve fazer uma ultrassonografia abdominal devido à suspeita de apendicite aguda e, caso necessário, uma tomografia para melhor visualização do apêndice.
B
há suspeita de apendicite aguda, devido à localização da dor (apêndice deslocado cefalicamente). Uma ultrassonografia de abdome pode visualizar o apêndice e ajudar a esclarecer o diagnóstico.
C
pode se tratar apenas de uma intercorrência da gestação, como dor do ligamento redondo. Para melhor esclarecimento do caso, deve-se solicitar uma ressonância de abdome, já que a ultrassonografia não é recomendada nessa idade gestacional.
D
há grandes chances de ser uma apendicite aguda, já que a paciente tem dor em flanco direito (apêndice deslocado cefalicamente) e tem leucocitose, sinal de que há um processo inflamatório agudo vigente.
E
se trata de uma provável colecistite, devido à topografia da dor associada à leucocitose, que favorece processo inflamatório agudo.