Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2025
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-jovem94391b892f
Uma paciente jovem, acometida por neoplasia de ovário metastática, em tratamento atual com quimioterapia paliativa, PPS atual 50, encontrava‑se com bom controle clínico da ascite com diureticoterapia, bom controle álgico com morfina 10 mg de 4 em 4 horas e bom controle das náuseas com ondansetrona 4 mg de 8 em 8 horas e dramin 50 mg de 6 em 6 horas. Ela procurou o pronto‑socorro por redução da diurese há dois dias, e apresentou piora importante da dor, principalmente em flanco direito e vômitos incoercíveis. 

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

A
A paciente encontra‑se em falência e refratariedade terapêutica. Deve‑se focar no controle de sintomas, não realizar exames e iniciar morfina imediatamente.
B
O quadro atual pode representar uma obstrução ureteral pelo tumor ovariano, devendo‑se realizar exames laboratoriais e de imagem para elucidação, visto que pode haver benefício na passagem de duplo J para alívio sintomático e tentativa de preservação de função renal.
C
Caso a paciente evoluísse com piora da náusea, poderia ser associada metoclopramida ou dexametasona, não sendo recomendada a utilização de haloperidol na náusea refratária.
D
Se, nos exames laboratoriais, fosse constatada piora da função renal por obstrução ureteral bilateral, pela boa funcionalidade da paciente, seria recomendada passagem de sonda vesical de demora e terapia de substituição renal para preservar a função renal.
E
Nos casos de função renal reduzida, o melhor opioide a ser utilizado é a morfina, que não terá sua metabolização e excreção prejudicadas. A metadona é contraindicada nesses casos.