Questão
SC - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago)
2022
Residência (Acesso Direto)
paciente-masculino-81145e234912f
Um paciente masculino, 81 anos, sem antecedentes mórbidos, é trazido ao pronto-atendimento devido a perda recente de funcionalidade. Segundo o paciente e seus familiares, o paciente passou a ter inapetência, fadiga e dificuldade para deambular há três semanas. Relatam ter procurado atendimento em unidade básica de saúde há 10 dias que solicitou exames laboratoriais. Ao exame, o paciente se apresenta lúcido e colaborativo, com palidez cutâneo-mucosa (++/4+), língua despapilada, pressão arterial de 134/78 mmHg, frequência cardíaca de 104 bpm; frequência respiratória de 20 irpm, saturação de oxigênio de 96% em oxímetro de pulso, temperatura axilar de 36,4°C. Ausculta cardio-pulmonar sem anormalidades. O exame neurológico focado evidenciou força preservada nos quatro membros, reflexos patelares normais e simétricos, reflexo cutâneo-plantar em flexão bilateral, prova index-naso sem dismetria.

Abaixo estão os resultados dos exames laboratoriais solicitados na Unidade Básica de Saúde:



Assinale a alternativa correta com relação ao caso apresentado:
A
A hipótese diagnóstica mais provável é de anemia por deficiência de vitamina B12, que explica as manifestações clínicas e laboratoriais
B
A hipótese mais provável é de anemia hemolítica, que explica o aumento da lactato desidrogenase e a hiperbilirrubinemia indireta.
C
Por se tratar de anemia associada à plaquetopenia, é obrigatório o mielograma para definir o diagnóstico
D
A hipótese mais provável é de anemia aplásica, a causa mais frequente de anemia macrocítica e plaquetopenia.
E
A macrocitose pode ser explicada pela reticulocitose relacionada à anemia hemolítica.