Uma paciente obesa, 28 anos, vem ao ambulatório interessada em "cirurgia para redução de estômago" para adjuvância no tratamento de sua obesidade. Ela é hipertensa e diabética, tem 1,60 m e pesa 95 kg. Qual das orientações a seguir é correta na orientação desta paciente nesta primeira consulta?
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-obesa-28-anos4810f18b8c
A
"Não há indicação para tratamento cirúrgico no seu caso porque seu IMC é inferior a 40 kg/m², desta forma seu tratamento de escolha seria dieta e exercício físico".
B
"O by-pass gástrico laparoscópico é uma técnica adequada para o seu caso porque promove perda de peso por restrição da quantidade de alimento ingerido e por diminuição na absorção deste alimento no intestino".
C
"Apesar de seu IMC ser indicativo de tratamento cirúrgico, tal procedimento é contraindicado devido a suas comorbidades, desta forma a modalidade de tratamento mais adequada para o seu caso seria o balão intragástrico".
D
"A técnica laparoscópica não seria uma boa escolha para o seu caso já que a obesidade a torna tecnicamente difícil, portanto com maior índice de complicações quando comparada à técnica aberta convencional".