Questão
MG - Hospital Municipal José Lucas Filho - HMJLF
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-portador1032f1e8aa5
Um paciente portador de cirrose hepática (Child-Pugh B9) por causa de hepatite C compareceu ao serviço de urgência com queixa de intolerância ao exercício e dispneia aos esforços, além de fezes escurecidas com aspecto de borra de café havia 2 dias. Ao exame físico, apresentava PA de 120/70 mmHg, FC 93 bpm e FR 18 ipm. Estava hipocorado, hidratado, alerta e orientado quanto ao tempo e espaço. Os exames respiratório e cardiovascular estavam normais. O exame do abdômen revelava esplenomegalia e circulação colateral do tipo cabeça de medusa, e não havia sinais clínicos de ascite. Considerando o caso descrito, é INCORRETO afirmar que:

A
A octreotide é uma opção farmacológica para controle do sangramento em varizes de esôfago e deve ser iniciado mesmo antes da gastroduodenoscopia. 
B
O bloqueador de bomba de prótons intravenoso em altas doses deve ser iniciado no momento da admissão e mantido pelo menos até o esclarecimento etiológico da hemorragia.
C
A transfusão de concentrado de hemácias deve ser realizada se necessária, visando manter os níveis de hemoglobina no sangue em torno de 7 a 8 g/dl.
D
A antibioticoterapia profilática para peritonite bacteriana espontânea com ceftriaxona não está indicada neste caso, pois o paciente não apresenta ascite.