Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2020
Residência (Acesso Direto)
paciente-procurou153e08c5591
Uma paciente procurou primeiramente atendimento de um especialista em ouvido, nariz e garganta (ONG) por causa de terríveis dores de cabeça e um autodiagnóstico de sinusite. O médico ONG pediu uma tomografia computadorizada e, depois, receitou esteroides para a sinusite, mas as dores de cabeça da paciente pioraram. Nesse ínterim, ela procurou seu ginecologista para um check-up de rotina, que a aconselhou a parar de tomar as pílulas anticoncepcionais e a encaminhou a um neurologista que diagnosticou enxaqueca e receitou medicamentos para esse problema. Logo em seguida, ela desenvolveu falhas na fala, o que levou o neurologista a aumentar a dose. A não remissão dos sintomas fez com que ela consultasse seu médico de família, que pediu exames para a função da glândula tireoide. Diagnóstico: hipertireoidismo. A paciente agora está assintomática e voltou a trabalhar, tomando medicamentos para seu problema. Com base no caso clinico, é correto afirmar:
A
Para qualquer queixa apresentada, a probabilidade de verdadeira enfermidade será mais alta na população de atenção primária do que nas práticas de atendimento nos níveis secundário e terciário.
B
Os médicos de atenção primária pedirão mais exames e procedimentos que os médicos especialistas dos níveis secundário e terciário.
C
A probabilidade de que um determinado exame diagnóstico diagnosticará corretamente uma condição em um determinado paciente depende da frequência provável daquela doença nos pacientes que o médico examina.
D
A capacitação dos médicos de níveis secundário e terciário se dá com pessoas que apresentam baixa probabilidade de ter um problema raro ou sério.
E
Se muitas pessoas com baixa probabilidade da enfermidade forem submetidas a exames, na maioria das vezes ele terá resultados precisos.