Um paciente, que mora sozinho, está, no momento, acompanhado de um familiar que reside em uma cidade distante e permite que o médico lhe forneça o resultado de uma biópsia realizada de algumas lesões da pele. O diagnóstico é sarcoma de Kaposi. Esse familiar questiona o médico, junto ao paciente, sobre a doença e se sente surpreso, dizendo que o paciente sempre foi saudável e não possuía nenhuma doença prévia. Diante dessa situação, assinale a alternativa correta.
Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2024
Residência (Acesso Direto)
paciente-que-mora770572a95c
A
Deve-se informar ao familiar, junto ao paciente, que o Kaposi é frequentemente observado em pacientes com Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e, portanto, deve ser investigada a presença da doença imediatamente.
B
Deve-se informar ao familiar que o Kaposi é uma neoplasia maligna de tecidos moles de baixo grau, porém não se deve fornecer mais informações sem o consentimento do paciente, pois ele pode ter o diagnóstico de AIDS em sigilo, já que o Kaposi é frequentemente associado à Imunodeficiência Adquirida.
C
Já que o paciente permitiu fornecer o resultado da biópsia, é possível inferir que o familiar é próximo e deve-se orientar os dois sobre a possibilidade de o paciente também ter AIDS, já que o Kaposi é frequentemente associado a essa patologia.
D
Deve-se informar ao paciente e ao familiar que o Kaposi é uma neoplasia maligna associada à AIDS, já que, nesse momento, o familiar é representante legal do paciente e não é preciso manter sigilo profissional em relação a esse familiar.
E
Deve-se informar ao paciente e ao familiar sobre o Kaposi, sobre a possível associação da doença com a AIDS e que o paciente pode estar infectado com o vírus, já que, nessa ocasião de risco a um terceiro (possibilidade de transmissão da doença por contato entre eles), o acompanhante também deve ter acesso a essas informações.