Uma paciente do sexo feminino, 53 anos, nascida no interior de Pernambuco, buscou atendimento em posto de saúde devido ao aparecimento de quatro lesões de pele caracterizadas por máculas hipocrômicas com halo eritematoso e hipoestesia térmica e dolorosa em centro das lesões, que surgiram no último ano. Há cerca de 3 meses iniciou quadro de dormência e fraqueza em mão direita, com dificuldade de realizar movimentos de pinça durante sua atividade de costura. Diante disso, o médico de família solicitou alguns exames laboratoriais e uma eletroneuromiografia, que demonstrou a presença de uma mononeuropatia múltipla, acometendo os nervos medianos bilateralmente e o nervo ulnar direito. Diante desse quadro, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-sexo-feminino111a7098668
A
A principal hipótese diagnóstica é hanseníase devido à presença de lesões de pele características e neuropatia, considerando que estamos em um país onde esta doença ainda é endêmica e prevalente.
B
A mononeuropatia múltipla pode ser causada por diversas condições, como diabetes, vasculites sistêmicas, hanseníase e neuropatia hereditária.
C
As reações hansênicas tipo 1 e tipo 2 podem ocorrer antes, durante ou após o início do tratamento. A reação do tipo 1 tem como base fisiopatológica a exacerbação da imunidade humoral, costuma se apresentar com piora das lesões cutâneas e piora da neuropatia, porém mesmo quando a reação é grave o tratamento não está indicado. Já a reação do tipo 2 tem como base fisiopatológica a exacerbação da imunidade celular e o tratamento consiste no uso da Talidomida, independentemente da gravidade do quadro.
D
O diagnóstico da hanseníase é baseado na história clínica, exame físico, biópsia de pele e PCR para M. leprae e/ou M.lepromatosis. O teste sorológico (PGL-1), em geral, não é útil para o diagnóstico da doença.
E
A hanseníase neural pura é uma forma rara de hanseníase caracterizada por envolvimento neural na ausência de lesões cutâneas. Diversos nervos podem ser acometidos, como o mediano, ulnar, auricular e fibular, sendo a palpação dos nervos periféricos importante durante o exame físico do paciente, podendo haver espessamento destes nervos.