Questão
PR - Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba - SMS
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-sexo-feminino2288d4657b5
Uma paciente do sexo feminino, 25 anos, tem hipotireoidismo primário há 5 anos sempre bem controlado com levotiroxina na dose de 100 mcg/dia. Tem história de vitiligo há muitos anos, sem tratamento. Veio à consulta com queixas de astenia há 6 meses e perda de peso (2 kg nos últimos 2 meses). Neste período o TSH vem aumentando gradativamente e a dose da medicação teve que ser ajustada para 150 mcg/dia, mas não houve melhora apesar da boa aderência relatada. Ao exame físico, ela apresenta lesão acrômica em região perioral e mãos, tireoide não palpável, peso = 60kg, Pressão arterial= 100 x 60 mmHg e Frequência Cardíaca = 80 batimentos por minutos. Exames: TSH=15 mUI/mL (VR: 0,3-5), T4 livre= 0,7 ng/dL (VR: 0,7-1,8). Sobre o caso, analise as seguintes condutas:

I. Pesquisar insistentemente se a aderência está adequada e investigar o uso de medicamentos e doenças que possam interferir com a absorção da levotiroxina.

II. Solicitar uma ultrassonografia de tireoide para investigar a presença de nódulos, já que não são identificáveis ao exame clínico nesta paciente.

III. Pedir uma ressonância magnética de hipófise e uma cintilografia de tireoide para investigar tireotropinoma e síndrome de resistência ao TSH

IV. Solicitar sódio, potássio e cortisol sérico, pois é possível que a paciente esteja desenvolvendo uma insuficiência adrenal, que cursa com aumento de TSH.

Considerando o diagnóstico mais provável, qual alternativa contém todas as afirmativas CORRETAS?
A
I e II.
B
I e IV.
C
II e III.
D
III e IV.