Questão
SP - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE
2023
Residência (Acesso Direto)
paciente-sexo1411447af54
Um paciente do sexo masculino, com 6 anos de idade, apresenta queixa de edema de face há 15 dias, o qual progrediu para abdome e para membros inferiores há 7 dias. Ele relata diminuição do volume urinário e urina com aspecto de espuma. Nega quadro de febre, artralgia e cefaleia. Antecedentes pessoais: infecções de vias aéreas de repetição. Antecedentes familiares: avó materna com hipertensão arterial. Ao exame físico na entrada do pronto-socorro, apresenta bom estado geral, edema em face bipalpebral, acianótico, afebril, eupneico, ausculta cardíaca e respiratória sem alterações, abdome com ascite, sem visceromegalias, membros inferiores com edema bilateral de 2+/4+. Além disso, apresenta peso de 26 Kg (seu peso anterior ao edema era 19 de Kg), estatura de 110 cm, pressão arterial de 80 mmHg x 40mmHg. Foram realizados exames laboratoriais, que apresentaram hemograma normal, função renal normal, urina 1 com proteína 4+, albumina sérica de 2,0 g/dL.

Com base no caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta. 
A
A pressão arterial na pediatria é considerada normal sempre que estiver abaixo de 110 mmHg x 70 mmHg. 
B
O diagnóstico mais provável é glomerulonefrite pós-estreptocócica e o tratamento deve ser realizado com diuréticos. 
C
O diagnóstico mais provável é síndrome nefrótica, sendo indispensável solicitar biópsia renal antes de iniciar o tratamento. 
D
O diagnóstico mais provável é síndrome nefrótica e o tratamento inicial sempre é realizado com corticoides. 
E
O diagnóstico mais provável é de glomerulopatia pós-estreptocócica e o tratamento inicial deve ser realizado com corticoides.